2

Terça: è legal saber que... CONTORNO FACIAL


Todo mundo me pergunta nos cursos de auto-maquiagem sobre contorno facial. Difícil ver uma mulher que não deseja dar uma "trucada" com maquiagem para parecer "mais magra". O contorno não serve apenas para afinar, mas também para definir os traços do rosto, esculpi-los e até para corrigi-los. A dupla contorno e iluminação, ou sombreamento e iluminação, é imbatível para disfarçar certas desproporções morfológicas e assimetrias do rosto - na vida social e também para prepará-lo para fotografia.

Vou abordar, em linhas gerais, a técnica de sombreamento que podemos usar na "vida real", sempre com muito cuidado para não levar a um resultado artificial. Em primeiro lugar, dou dica de produtos para contorno.


Não é obrigatório usar qualquer produto específico para contorno, uma vez que os produtos vendidos no mercado para esta finalidade nada mais são que pós compactos de colorações específicas. Qualquer produto um pouco mais escuro que sua pele (pense dois tons mais escuro) e que respeite seu sub-tom pode ser utilizado. Pode ser pó compacto, pó facial, blush, corretivo, base e até sombra. Os mais fáceis de usar são os em pó, incluindo os blushes. Abaixo, os que eu uso: 


1 - Blush Taupe NYX em peles bem claras e rosadas. Como ele é um bege escuro rosado bem fino e translúcido, não se destaca numa pele rosada e faz uma sombra no rosto que se funde com o tom e sub-tom. Fica parecendo uma sombra natural, não um sombreamento com maquiagem. É o que uso em mim e em clientes com as mesmas características de tom e sub-tom.

2 - Pressed Powder Almod e.l.f. em peles claras e amareladas. Sua tonalidade é um ocre suave, em que se distingue a predominância de pigmentos amarelados. Na minha pele bem clara e rosada, ele se evidencia como maquiagem, mas nas das clientes de tons e sub-tons dourados, ele funciona muito bem.

3 - Pó Compacto Marrom 2 Duda Molinos em peles morenas médias e mulatas. Ele tem um tom de terra e, aparentemente, pigmentos amarelados e avermelhados. Sombreia naturalmente.

4 - Pó Compacto Marrom 3 Duda Molinos em peles negras. Também tem um tom de terra, sendo bem mais escuro que a alternativa anterior. É perfeito para a maioria das minhas clientes negras. Nas de pele muito escura, provavelmente ele não terá bom resultado. Nesses casos, utilizo produtos como sombras opacas marrom escuro, sempre lembrando que a iluminação correta é fundamental para uma pele com relevos e radiante.

Abaixo, na mesma ordem da foto acima, estão as amostras na minha pele, aplicadas de forma concentrada (não esfumada) para melhor visualização das tonalidades:


Com trabalho de sombra e luz é possível até modificar substancialmente o formato do rosto para fotografias em estúdio, mas vamos nos concentrar no trabalho que podemos fazer para uma maquiagem dia e para uma mais elaborada, de noite ou festa. 

No dia-a-dia, evite ou use apenas de forma sutil contorno sob o queixo, em toda mandíbula, paradisfarçar papada, se for o caso. Outro que pode ser usado com extremo cuidado, em quantidades mínimas, bem esfumado e num tom bem fundido com a pele é o contorno abaixo da base de aplicação do blush (indicado na foto abaixo pelas linhas curvas em marrom na lateral do rosto), conhecido pela função de "afinar o rosto".


Esse sombreamento deve partir do alto ou do meio da orelha, logo abaixo do osso zigomático, pegando a região de junção da maxila e da mandíbula, mas não deve avançar até perto do final do rasgado dos lábios (como na foto acima), mas apenas até mais ou menos metade do rosto (como na foto abaixo). 

Uma boa maneira de usá-lo durante o dia é sozinho ou combinado com iluminador acima da base de aplicação do blush, pegando o alto das maçãs do rosto, sobretudo no seu canto externo, como na foto acima. Dispensa-se, assim, o uso do blush, para evitar o efeito "sorvete napolitano". Se a opção durante o dia é pelo uso suave do blush, ele deve ser combinado com iluminador também suave ou usado sozinho.

Para festas e ocasiões sociais noturnas que pedem uma maquiagem mais elaborada, está liberado o uso desse contorno um pouco mais forte, em função da luminosidade menor, mas nada de sair com o rosto marcadão, com uma listra diagonal na face! Mesmo para a noite é preciso ter bom senso.


Muito cuidado com o contorno de nariz, para não sair de casa com nariz de drag queen. Esse sombreamento é recomendável para a noite, usando apenas o restinho do produto que sobrou no pincel após o contorno abaixo da área de aplicação do blush. Há várias formas de correção morfológica do nariz, mas as mais procuradas são as que "afinam" o nariz largo, as abas largas e a pontinha gorda.

Para afinar nariz largo, basta sombrear sua lateral, partindo do ponto logo abaixo da raiz da sobrancelha até as narinas. Tem gente que acha que basta aplicar iluminador no centro do nariz para deixá-lo mais fino, mas o efeito é o contrário. O que se deve fazer é usar o sombreamento externo e iluminar sutilmente, numa linha fina, o osso do nariz. O contraste deixará o nariz mais fino. Prefiro evitar iluminar a pontinha do nariz, a não ser que ela seja muito fina. De outro modo, a ponta ficará mais gorda. Se apenas as abas das narinas forem largas, as sombreie, mas não a lateral do nariz. Se aponta é gordinha, a sombreie de leve. 

Vejo que, muitas vezes, as pessoas desejam apagar algumas das características étnicas mais comuns do povo brasileiro, como o nariz chato, largo, de abas largas ou de ponta gordinha. Eu, particularmente, só faço esse tipo de correções se houver solicitação do cliente ou assimetria notável entre um lado e outro (pois assimetria sempre há). Não vejo porque modificar esses traços na grande maioria dos casos.

Na foto acima, é possível ver o efeito do trabalho de sombra e luz no nariz e na lateral do rosto, tanto abaixo do zigomático quanto na porção externa do osso frontal, na lateral da testa, e na direção das têmporas. Conhecer um pouco da estrutura óssea do rosto é fundamental para se fazer um contorno com efeito bacana. Está com dúvidas quanto às nomenclaturas usadas neste post? A "caveirinha" abaixo esclarece:


Quer ver como fazer o contorno perfeito? Assista ao vídeo da minha musa da maquiagem, Lisa Eldridge. Ela ensina a trabalhar com contorno e iluminação e dá dicas ótimas!


Algumas das dicas mais importantes são:

1 - Aplicar uma camada fin íssima de pó translúcido sobre a base especialmente nas regiões em que serão feitos os contornos. Isso ajuda a não surgirem manchas do produto de contorno, que do contrário podem aderir em excesso às partes mais oleosas da pele. Ajuda também no ato de esfumar o produto, retirando as marcas e bordas e deixando um efeito sombreado natural.

2 - Usar um pincel completamente limpo para esfumar o contorno e suavizá-lo.

3 - Escolher produtos que não sejam muito alaranjados e que fiquem naturais em seu tom de pele (basicamente a mesma lógica que apresentei no começo do post, falando sobre tonalidades).

4 - Usar sombras matte nesta função pode funcionar muito bem.

5 - Durante o dia ilumine com produtos mais discretos, como as canetas iluminadoras, que adicionam luz sem evidenciar partículas de brilho. Os iluminadores perolados e metalizados são perfeitos para a noite. Eu digo: trata-se de um conselho para manter a naturalidade no dia-a-dia e o glamour noturno, mas não se trata de uma regra inviolável. Se você gosta de iluminador bem brilhante durante o dia e sua rotina de trabalho permite, se joga! 

6 - Lisa Eldridge usa o pincel 217 da M.A.C, próprio para esfumar sombra, para aplicar os iluminadores em caneta, esfumando-os bastante na pele, fundindo-os. Também é perfeito para contorno de nariz. A dica aqui é buscar pincéis macios, fofinhos e de cerdas que sobem em leve abertura, como os de blush pequenos e os de esfumar sombra (não os de aplicar, que são mais densos). Duo Fiber pequeno também funciona. Esses formatos e cerdas proporcionam um acabamento perfeito e suave, e evitam o efeito marcado.

Para terminar, deixo uma dica minha, mas que na verdade é um princípio fundamental da maquiagem:

Tudo que é claro aumenta, destaca e aproxima. Por isso, todo iluminador aumenta a área em que é aplicado. Se além de claro for cintilante, perolado ou metalizado, ele refletirá mais luz e destacará e aumentará ainda mais. Por tal razão querer afinar nariz aplicando apenas iluminador no centro tem efeito contrário ao desejado (e mesmo assim muita gente faz isso e ainda ensina por aí).

Tudo que é escuro diminui, afasta e disfarça, sobretudo se for opaco. Por tal razão lápis preto na linha d'água diminui os olhos e lápis branco ou bege aumenta, sombra escura disfarça pálpebras inchadas, batom escuro diminui os lábios, contorno cria depressões na face...  

Entendendo isso, fica mais fácil, porque torna-se lógico, entender o que deve ser feito em cada rosto para disfarçar ou destacar traços morfológicos.

Espero que vocês tenham curtido o post! Se tiverem alguma dúvida, é só perguntar! BJ 

2 comentários:

Thally disse...

Otimo post.. adorei
#ClickFB
http://mundofashiondataah.blogspot.com.br/

Juliana Ferreira disse...

Oie gatona obrigada pela visita to te seguindo adorei seu blog e o post mto bommm

super bjooo

http://juhmeninamulher.blogspot.com.br/

Postar um comentário